Pular para o conteúdo principal

QUEM NÃO REGISTRA NÃO É DONO!

Fiquem atentos


A frase do título é antiga, mas ter um imóvel, seja casa ou apartamento, aquele canto para chamarmos de “nosso” é até hoje um dos bens materiais que muitos almejam a todo custo. A busca pelo imóvel que mais se adapta para você e sua família é uma trajetória muito empolgante e animadora, no entanto, ao definir o que irá comprar, se será uma casa, um apartamento ou um terreno, os próximos passos são muito importantes para garantir que o sonho não vire um pesadelo.
Acontece que o imóvel que você está comprando tem um histórico e isso não pode deixar de ser observado. Antes mesmo de assinar o contrato de compra e venda, o comprador tem que analisar a Escritura do Imóvel em questão, ir ao Cartório de Registro de Imóveis e solicitar este documento, verificar se quem está lhe vendendo realmente é o atual proprietário, se há algum registro importante no imóvel como penhora, por exemplo.

É na Escritura do Imóvel que fica o histórico da vida do seu tão sonhado bem!
Além disso, a maioria dos imóveis estão sujeitos ao IPTU, que é o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é pago ao Município onde o imóvel se situa. Assim sendo, também é necessário verificar junto à Prefeitura do local onde o imóvel está se há pendências relativas a este Imposto, e caso exista alguma dívida pendente de pagamento, o vendedor deverá efetuar sua quitação antes de vender o imóvel.
Ao verificar a Escritura do Imóvel, veja se o mesmo está ou não em Área Rural, caso esteja, é importante verificar junto ao INCRA se o registro de imóvel rural está ok.
Sendo o imóvel rural ou urbano, para evitar possíveis problemas com questões ambientais, certifique-se junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente de sua cidade se a região onde o imóvel está é de preservação ambiental, se na área é possível realizar construção de casas etc...

IMPORTANTE: Ao comprar um imóvel os compradores devem atentar-se as informações do (s) vendedor (es). Se o vendedor é uma empresa, ou pessoa jurídica, exigir que o mesmo apresente o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), Contrato Social ou Estatuto Social da empresa, para verificar se a mesma pode realizar a venda. Solicitar as certidões negativas perante a Justiça do Trabalho, Justiça Cível, e Justiça Federal, bem como perante o INSS. Caso o vendedor seja uma pessoa física, é importante solicitar os documentos pessoais, inclusive certidão de casamento e pacto antenupcial, se for casado.

De posse dessas informações e verificando a inexistência de pendências no imóvel e em nome do vendedor, o comprador poderá efetuar a Escritura Pública de Compra e Venda do Imóvel, junto com o vendedor, quitar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e por fim registrar a compra na Escritura do Imóvel, observando que deverão ser pagas as taxas do Cartório de Notas e Cartório de Registro de Imóveis, sempre que necessário. Lembrando que as taxas de transferência de propriedade do imóvel são de responsabilidade do comprador.

Apenas com o registro da compra na escritura do imóvel é que o comprador se torna dono do imóvel!
Informe-se sempre com aqueles que trabalham em Cartórios de Registros de Imóveis, verifique na Prefeitura local as informações sobre o imóvel, tire dúvidas com advogados, não comprem imóveis sem antes ter total segurança de que o que está comprando será realmente seu, afinal, o direito não socorre aqueles que dormem!

FONTE:JUSBRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de decoração para imóveis alugados

Mesmo que você viva em um imóvel que não é próprio, sua decoração não deve ser tratada como provisória. Reunimos dicas de como deixar a casa aconchegante e com personalidade mantendo a saúde financeira do seu bolso DESCANSO PARA A FURADEIRA Não quer fazer muitos furos na parede? Use prateleiras estreitas para apoiar quadros. Nesta sala, a empresária Camila Salek pintou uma sanca de gesso com o mesmo tom cinza-escuro da parede e expôs ali uma série de figuras e fotografias (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo) Toda casa deve ser como um ninho: confortável. É um porto seguro, um lugar para recarregar energias e curtir a família e os amigos. E nada disso está atrelado ao fato de o imóvel ser próprio ou alugado . “Para que você sinta vontade de voltar para a casa no final do dia, ela precisa ser aconchegante. E o que define isso é a decoração, não um contrato”, diz a desi

Melhores locais para morar em Fortaleza

Há em Fortaleza excelentes bairros para se morar e trabalhar. Desde os bairros mais populares até o de mais alto padrão poderão se encaixar no seu perfil de renda, com uma grande vantagem, todos tem acesso a 300 dias de sol por ano, lindas praias, polos de lazer e cultura, ricos centros comerciais, incluindo vários shoppings centers, renomadas universidades, excelentes colégios públicos e particulares. Pra quem está mudando para Fortaleza agora e mesmo pra quem já é daqui, quando precisam procurar um novo imóvel muitas vezes ficam perdidos na hora de tomar a decisão. E é por isso que vamos apresentar agora os melhores lugares para morar em Fortaleza. Continue a leitura e confira. Bairro Meireles  Considerado o melhor bairro de Fortaleza, composto por edifícios residenciais suntuosos, conjuntos comerciais de altíssimo padrão, sede de grandes grupos econômicos e de serviços, hotéis luxuosos, restaurantes, bares da moda, galerias de arte, shopping center, e da avenida Beira Mar

Decoração de Natal Simples e Moderna

A celebração do Natal é um dos momentos mais esperados do ano já que é um momento em que se reúne a família para um jantar incrível, além da troca de presentes, muitas vezes simbólica. Para deixar essa combinação perfeita o ideal é caprichar com uma bela decoração na casa, mas o melhor é que você não precisa gastar tanto para ter um decoração linda e moderna. Além da árvore, outros símbolos de Natal podem ser utilizados para enfeitar o espaço: aposte em guirlandas, pisca-pisca, presépio, pequenos enfeites de mesa, boneco de neve, Papai Noel, pinhos, velas e galhos de árvore. Para quem prefere um ambiente elegante, aposte na harmonia desses enfeites através da combinação por tons de cores ou material, como por exemplo utilizar apenas tons terrosos na decoração ou optar por uma decoração feita apenas com plantas em vários tons de verde. Modelos de árvore de natal decorada A árvore de Natal é um item indispensável para quem quer decorar a casa no final de ano.