Pular para o conteúdo principal

Animais de estimação em condomínio: saiba o que pode e o que não pode

Ter um animal de estimação é uma alegria. Além de divertir, ele faz companhia e, em alguns casos, é recomendação médica contra depressão. Mas ter um mascote em casa nem sempre agrada a todos, e isso pode complicar quando o lar do bichinho é um apartamento.


O assunto é problema constante na vida de muitos moradores e síndicos e pauta de reuniões de condomínio. Em algumas situações, o fato pode gerar conflitos entre vizinhos. O fato é que os animais domésticos não podem ser proibidos de circular ou de morar em apartamentos com os seus tutores. Diante disso, algumas regras são fundamentais para a boa convivência.
– Existe o entendimento de que é proibido proibir alguém de ter o animal em apartamento ou condomínio, independentemente de o morador ser locatário ou proprietário. Partindo deste princípio, é necessário observar a convenção que deve prever regras para tutelar um animal. Hoje, preza-se pelo bom senso. As pessoas precisam ter uma noção do que é permitido e do que é exagero – explica Everton Barth dos Santos, advogado especialista em direito imobiliário.

Há quatro anos, Belinha e Nanica moram no apartamento com a família de Gabriela Fonseca, 44 anos. No edifício, existem regras para os animais circularem pela área do condomínio: não é permitido que andem soltos e é aconselhado que os tutores evitem de deixá-los muito tempo sozinhos em casa ou nas sacadas. A funcionária pública garante que nunca teve problema com os vizinhos.

– Aqui, quase todo mundo tem cachorro. Há tudo especificado no regulamento interno e também nas atas das reuniões. Quem não leva o cãozinho na guia pode levar multa – afirma.

Segundo o advogado Everton Barth, caso a convenção do condomínio não tenha previsto situações do tipo, é bom o morador conversar com o síndico, com o proprietário ou com a imobiliária. Além disso, o locatário deve estar ciente de que deve devolver o imóvel como recebeu. Se chão, portas ou janelas estiverem arranhadas, ou carpetes e pisos forem danificados pela urina, por exemplo, o locatário é quem deve pagar pelo conserto.

Problemas vão parar na justiça
No condomínio em que Rosalina Sanches Gonçalves, 61 anos, mora, com os três gatos e uma cachorra, as restrições também existem. No entanto, por se tratar de um condomínio fechado, a maioria dos moradores leva os animais de estimação para a área de convivência para passear sem a guia. A gatinha Kera, uma das tuteladas por Rosalina, já foi protagonista de várias reuniões de condomínio.

Segundo Carla Gonçalves Duarte, 35 anos, filha de Rosalina, há dois anos a felina sumiu.


A gata Kera, no colo de Carla, agora só passeia de coleira pelo condomínio (Foto: Jean Pimentel / Agência RBS)
– Ela sempre circulou livremente por aqui, pois o apartamento é no térreo, e ela gostava de sair pela janela e ficar aqui na frente tomando sol. Fomos encontrar ela um mês depois e descobrimos que tinha sido uma vizinha que a pegou e largou em outro local. Depois que ela voltou, tivemos que mantê-la trancada dentro de casa e com coleira – conta.

Hoje, uma ação judicial corre na Justiça. Mas a família diz que a gata não faz mal a ninguém.

– Pelo contrário, a minha mãe tem esclerose múltipla, e a gata dormia com ela, sempre fez um bem danado. Ela ficou muito triste depois que isso tudo aconteceu – conta Carla.
Para Everton Barth dos Santos, advogado especialista em direito imobiliário, em Santa Maria, não há muitas ações judiciais do tipo, mas a orientação é de que as pessoas tentem resolver o problema amigavelmente.

– O custo com a Justiça não compensa. Mas todos podem procurar seus direitos. A convenção do condomínio pode determinar regras de convivência, mas não proibir o morador de ter um animal – comenta.
 
 FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de decoração para imóveis alugados

Mesmo que você viva em um imóvel que não é próprio, sua decoração não deve ser tratada como provisória. Reunimos dicas de como deixar a casa aconchegante e com personalidade mantendo a saúde financeira do seu bolso DESCANSO PARA A FURADEIRA Não quer fazer muitos furos na parede? Use prateleiras estreitas para apoiar quadros. Nesta sala, a empresária Camila Salek pintou uma sanca de gesso com o mesmo tom cinza-escuro da parede e expôs ali uma série de figuras e fotografias (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo) Toda casa deve ser como um ninho: confortável. É um porto seguro, um lugar para recarregar energias e curtir a família e os amigos. E nada disso está atrelado ao fato de o imóvel ser próprio ou alugado . “Para que você sinta vontade de voltar para a casa no final do dia, ela precisa ser aconchegante. E o que define isso é a decoração, não um contrato”, diz a desi

Melhores locais para morar em Fortaleza

Há em Fortaleza excelentes bairros para se morar e trabalhar. Desde os bairros mais populares até o de mais alto padrão poderão se encaixar no seu perfil de renda, com uma grande vantagem, todos tem acesso a 300 dias de sol por ano, lindas praias, polos de lazer e cultura, ricos centros comerciais, incluindo vários shoppings centers, renomadas universidades, excelentes colégios públicos e particulares. Pra quem está mudando para Fortaleza agora e mesmo pra quem já é daqui, quando precisam procurar um novo imóvel muitas vezes ficam perdidos na hora de tomar a decisão. E é por isso que vamos apresentar agora os melhores lugares para morar em Fortaleza. Continue a leitura e confira. Bairro Meireles  Considerado o melhor bairro de Fortaleza, composto por edifícios residenciais suntuosos, conjuntos comerciais de altíssimo padrão, sede de grandes grupos econômicos e de serviços, hotéis luxuosos, restaurantes, bares da moda, galerias de arte, shopping center, e da avenida Beira Mar

Decoração de Natal Simples e Moderna

A celebração do Natal é um dos momentos mais esperados do ano já que é um momento em que se reúne a família para um jantar incrível, além da troca de presentes, muitas vezes simbólica. Para deixar essa combinação perfeita o ideal é caprichar com uma bela decoração na casa, mas o melhor é que você não precisa gastar tanto para ter um decoração linda e moderna. Além da árvore, outros símbolos de Natal podem ser utilizados para enfeitar o espaço: aposte em guirlandas, pisca-pisca, presépio, pequenos enfeites de mesa, boneco de neve, Papai Noel, pinhos, velas e galhos de árvore. Para quem prefere um ambiente elegante, aposte na harmonia desses enfeites através da combinação por tons de cores ou material, como por exemplo utilizar apenas tons terrosos na decoração ou optar por uma decoração feita apenas com plantas em vários tons de verde. Modelos de árvore de natal decorada A árvore de Natal é um item indispensável para quem quer decorar a casa no final de ano.