Flexibilização da negociação de preços para compra e aluguel é outro fator compartilhado por todos
Os consumidores e o mercado imobiliário
acreditam que os preços de imóveis atuais estão altos, segundo pesquisa
realizada pelo VivaReal. No entanto, 40% dos consumidores acreditam mais
na diminuição dos mesmos, enquanto 64% dos corretores/imobiliárias
apostam na estabilidade dos valores atuais. A pesquisa dentre outros
temas, aborda as percepções principalmente relacionadas à economia, ao
mercado imobiliário e ao perfil de consumidores, corretores e
imobiliárias.
Pela primeira vez,
o levantamento publicado semestralmente desde dezembro de 2014, também
aborda expectativas do setor imobiliário. A pesquisa foi realizada com
1.545 Consumidores, 482 Corretores, 32 Imobiliárias espalhados em 326
cidades do País.
“O consumidor que ainda não encontrou
seu imóvel pretende comprar em até 6 meses e observamos o aumento de
flexibilização por parte de corretores e imobiliárias para negociação
desses empreendimentos no próximo ano. Além de todos esperarem uma
estabilidade nos preços, inclusive 45% dos consumidores”, explica Lucas
Vargas, CEO do VivaReal.
De forma geral, o ano de 2017 traz maior confiança econômica tanto por parte dos consumidores quanto das imobiliárias e corretores. A incerteza em relação a economia do país representa 43% dos consumidores. Apesar disso, há otimismo em 41% deles e o pessimismo representa 16%. Os principais motivos que os consumidores incertos e pessimistas justificaram foram corrupção, crise econômica e crise política. Já 61% do mercado imobiliário está otimista, 35% está incerto sobre o panorama e o pessimismo assola apenas 4%.
A expectativa do consumidor, corretores e
imobiliárias é muito positiva para o mercado imobiliário em 2017. Cerca
de 70% dos players do setor estão otimistas com o mercado imobiliário
em 2017 e 53% daqueles que estão procurando a casa dos sonhos também. A
incerteza representa 27% e 36%, respectivamente.
Consumidores
O perfil do consumidor que participou do VivaReal Pesquisa de Expectativas 2017 é em maioria o público feminino (51%). Os entrevistados são casados ou estão em união estável (60%) e 65% ganham tem renda familiar média acima de R$ 3.418,00. A faixa etária de consumidores está concentrada entre 25 a 39 anos (40%).
Do público que buscou um imóvel
recentemente, 84% ainda não encontrou a sua casa dos sonhos. A compra de
imóveis representa 71% das intenções, o aluguel (22%) e apenas 7% já
desistiram da busca . Entre os consumidores que buscam comprar imóveis e
ainda não encontraram o imóvel dos sonhos, 66% desejam imóveis usados e
52% planejam usar financiamento e 28% devem pagar à vista. A permuta
(17%) e o consórcio (3%) também foram listados. Já os 34% daqueles que
desejam comprar lançamentos (novos) sugerem o financiamento (72%) como a
principal forma de pagamento, seguido por permuta (12%), à vista (11%) e
consórcio (3%). Esses consumidores esperam comprar o imóvel em até 6
meses.
Entre quem busca imóvel para aluguel
(22%) e ainda não encontrou o imóvel dos sonhos, a pretensão é iniciar a
locação por meio de antecipação de parcelas como garantia de pagamentos
futuros, seguida do fiador (28%) e do seguro fiança (18%). Esses
consumidores esperam alugar o imóvel em até 3 meses.
Entre aqueles que já encontraram (16%)
sua casa dos sonhos, a locação representou 48%. Os novos proprietários
de imóveis usados (30%) revelaram que obtiveram um desconto médio de 13%
no preço inicial. Já os 22% que compraram lançamentos (novos), o
desconto médio foi maior e atingiu 14%.
Segundo Vargas, a expectativa do mercado e dos consumidores segue a tendência das últimas previsões econômicas. “Há uma expectativa de melhora em diversos indicadores. Os dados da pesquisa demonstram que o mercado imobiliário e os consumidores estão mais otimistas e abertos para negociação. Diante do momento do mercado, são características interessantes para gerar maior liquidez”, conclui o CEO do VivaReal.
Segundo Vargas, a expectativa do mercado e dos consumidores segue a tendência das últimas previsões econômicas. “Há uma expectativa de melhora em diversos indicadores. Os dados da pesquisa demonstram que o mercado imobiliário e os consumidores estão mais otimistas e abertos para negociação. Diante do momento do mercado, são características interessantes para gerar maior liquidez”, conclui o CEO do VivaReal.
Sobre o VivaReal
VivaReal é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. São mais de 5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar.
Com mais de 15* milhões de visitas por
mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento
de atuação e está presente com escritórios locais em 15 cidades
brasileiras.
FONTE:SEGS
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